top of page

Curitiba (PR) - A regional Sul do CESAR se localiza na cidade de Curitiba, no Paraná. A cidade se destaca por ter a economia mais forte do sul do país, contando o trabalho de exportação das novecentas fábricas instaladas no bairro Cidade Industrial e das duas grandes indústrias automobilísticas que estão localizadas na Grande Curitiba. Em julho de 2001, Curitiba tornou-se a primeira cidade a receber o prêmio "Polo de Informática" concedido pela revista Info Exame, pelo desempenho de suas empresas de tecnologia. De acordo com a revista, o conjunto de empresas de Tecnologia e Informática sediadas em Curitiba apresentou, em 2001, um faturamento de US$ 1,2 bilhão, representando um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.

Manaus (AM) - A regional Norte do CESAR é a mais nova regional do instituto, tendo suas operações iniciadas em 2015. Com a sexta maior economia do Brasil por PIB municipal, a capital aumentou gradativamente a sua participação na composição do setor econômico brasileiro nos últimos anos, passando a responder por 1,2% da economia brasileira. No ranking da revista América Economía, Manaus aparece como uma das 30 melhores cidades no ramo de negócios da América Latina,ficando à frente de capitais de países sul-americanos como Caracas, Assunção e Quito.

Recife (PE) - A sede do CESAR se localiza na cidade de Recife, no Nordeste do Brasil, em Pernambuco. A Região Metropolitana do Recife (RMR) - também conhecida como a Grande Recife - detém uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas. O crescimento e desenvolvimento econômico da região é amplamente apoiado por seu ecossistema de TICs, estruturado nas últimas décadas, com o trabalho contínuo de alguns atores relevantes, como CESAR e Porto Digital. Por conta desse ambiente, vários projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação são desenvolvidos em Recife em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas do Brasil e do mundo.

Sorocaba (SP) - Dentro do pólo tecnológico de Sorocaba (PTS), fica a regional Sudeste do CESAR. Sendo a quarta mais populosa cidade do interior de São Paulo, Sorocaba é um importante polo industrial do Estado e do Brasil, tendo sua produção industrial chegado a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias.

PORTO DIGITAL

O Porto Digital foi criado no ano 2000 com o objetivo de ser uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social em Recife, sendo hoje um dos mais importantes parques de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no Brasil.

 

O parque é composto em sua maioria por pequenas e médias empresas, porém multinacionais como IBM, Motorola, Samsung e Microsoft também estão presentes no Porto Digital. Hoje encontram-se no parque mais de 230 empresas baseadas em TICs.

 

Este ecossistema fornece para as empresas alocadas no parque um conjunto completo de serviços que cobre todo o ciclo de inovação. O Porto Digital hospeda organizações da área de educação profissional, para o desenvolvimento de soluções em TIC.

 

O CESAR é uma empresa âncora do Porto Digital. Saiba mais sobre o Instituto de Inovação, aqui.
 

FONTE: http://portodigital.org
 

bottom of page